sábado, 20 de julho de 2019

TEATRO APOLO NA LEMBRANÇA DAS RIO-PARDENSES



Prédio era antigo, trabalhado em madeira.


ZILDA COMASSETTO, entrevistada em 5/12/1990

Conheceu o Apolo como cine-teatro. Seus pais não perdiam apresentações das companhias líricas que se presentavam ali. O prédio era usado também como salão de bailes. Dona Zilda tinha lembrança da cortina de veludo do palco e do lustre de cristal com velas.

FLORA E AZUIL CINTRA, entrevistados em 10/12/1990

Existiam três ordens de camarotes, com um camarote reservado para uso exclusivo do Prefeito.
O prédio era todo em estilo antigo, recortado, trabalhado em madeira.
Mais tarde o Teatro, que era de propriedade do Município, foi vendido para a Família Fischer e foi transformado no Cinema Apolo, com modificações no interior do prédio. Passou a ser usado também para realização de bailes, mas o palco foi mantido. A entrevistada relatou que se apresentava ali, com um grupo de teatro local.

JOANA WUNDERLICH PELLEGRINI, entrevistada em 19/12/1990

Nome original: Teatro 7 de Setembro
Miniatura do Teatro Municipal do Rio de Janeiro: escadaria e portas muito bonitas. Entrevistada definia o Apolo assim: “Este teatrinho era um amor!”
Na fachada, em cima, uma estatueta representando uma lira, e escrito o nome “Theatro 7 de Setembro”.
Por dentro tinha 3 frisas (camarotes). A 3ª frisa, a mais alta, conhecida como “coreia” e era reservada para pessoas mais humildes e simples. Era vulgarmente chamada de “galinheiro”. Proporcionava uma visão distante, mais geral de todo Teatro. O ingresso para esta frisa era o mais barato.


REFERÊNCIAS
No ano de 1990 o Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu um trabalho de pesquisa sobre o Carnaval em Rio Pardo. As professoras Eneiva Muller e Silvia Barros, com a preciosa colaboração de toda a equipe do Núcleo de Cultura, entrevistaram várias Senhoras da comunidade rio-pardense, que tiveram participação nas folias de Momo, algumas delas eleitas Rainhas do Carnaval em sua época, e nestes depoimentos surgiram também informações sobre o Teatro em Rio Pardo, que compartilhamos aqui. Lembramos que as informações são apresentadas de acordo com as lembranças da juventude de cada uma das entrevistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário