terça-feira, 24 de abril de 2018

CASARÃO DE JOSÉ ANTONIO PEREIRA RÊGO

Hoje é residencia particular, já foi Restaurante com Casa de Chá
No porão há uma senzala conservada conforme original

O Casarão está situado na Rua Júlio de Castilhos nº 257, rua mais conhecida como Rua da Ladeira, a primeira rua calçada no Rio Grande do Sul, por mãos escravas.
O prédio é um exemplo da arquitetura colonial portuguesa, construído anteriormente ao ano de 1829,segundo mapa do engenheiro alemão João Martinho Buff. Ampla, bem iluminada, guarda suas características originais e é digna visitação.
Nesta casa viveu a família Coronel José Antônio Pereira Rêgo, homem de reconhecido caráter e de grande expressão política tendo ocupado os cargos de Intendente, Vice – prefeito e prefeito, no início do século XX.  Muitas obras marcaram a sua administração, entre elas: a luz elétrica (1911), através de contrato realizado entre a Prefeitura Municipal e o Sr. Frederico Ernesto Wunderlich; a construção do primitivo cais; a ponte metálica sobre o Rio Pardo; a primitiva Hidráulica e outros.
O Coronel José Antônio Pereira Rêgo foi casado com a Maria  José Freitas Pereira Rêgo e tiveram 9 filhos. Em sua vida pública civil exerceu ainda as funções de Juiz Distrital, foi Delegado Regional de Polícia e, também Deputado Estadual, o primeiro representante de Rio Pardo na Assembleia Legislativa, após a constituinte.  Foi ainda Provedor da Irmandade de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, tendo sido, sob sua Provedoria, inaugurado o Hospital dos Passos. A18 de março de 1955 faleceu em Rio Pardo.
Neste Casarão foi instalado uma Casa de Chá e um Restaurante. A Casa do Turista, como era chamada, servia os famosos Sonhos de Rio Pardo, receita portuguesa trazida e mantida em segredo, por muitos anos, pela família Lisbôa Fischer. Havia ali também uma Lojinha com produtos artesanais: cartões postais, lembranças de Rio Pardo e obras de arte.
Hoje este Casarão está desocupado, é de propriedade particular e conservando seus traços arquitetônicos originais.

FONTE: Texto adaptado conforme Guia Histórico Dante de Laytano

Nenhum comentário:

Postar um comentário