COMUNIDADE LEMBRA CONQUISTA HISTÓRICA - 2001 (1)
A Aldeia de São Nicolau, a sete quilômetros do centro de Rio Pardo, festejam um marco histórico para a comunidade negra do município. Há cem anos um grupo 24 famílias se uniu para comprar uma área de terra de 27 hectares atrás da igreja e do cemitério. Cada um contribuiu com o que pode e mais tarde os lotes da colônia foram distribuídos de forma proporcional à participação das pessoas. A propriedade ainda pertence a descendentes.
O s festejos começam às 16 horas com uma concentração comunitária no local conhecido como figueiras, próximo a igreja de São Nicolau, seguindo com uma caminhada pelas ruas do aldeamento, no Bairro Ramiz Galvão. O Bispo dom Gílio Felício, PRIMEIRO NEGRO no Estado a receber a ordenação e hoje atuando em Salvador (BA), preside a celebração Afro defronte ao templo às 17 horas . As comemorações se encerram à noite com um jantar no pavilhão comunitário.
A idéia da celebração começou após a descoberta de documentos de compra e venda da terra, que estavam em posse de Debaldina e Marta Romana, descendentes do grupo que participou da negociação . Os papéis têm a data de 5 de janeiro de 1901, mas a professora Leonete Romano Domingues explica que a decisão de fazer a comemoração neste fim de semana se deve a proximidade com a data consagrada ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).
Leonete é uma das descendentes de famílias que participaram da compra das terras. Ela segue as pesquisas para obter mais dados e busca a ajuda de outras pessoas. As primeiras informações ela coletou por meio de depoimentos de familiares do grupo que participou da compra. “É muito difícil encontrar algo, pois até há pouco tempo os próprios negros evitavam falar sobre o seu passado”, diz.
UNIÃO: A professora observa que chama a atenção o fato de que a comunidade negra no época possuía uma organização e se preocupava com o coletivo . “Pelo documento, ninguém poderia vender as terras, apenas mantê-las para seu usufruto”, conta. Nos primeiros documentos não consta o total pago pela área, mas numa escritura posterior aparece o valor de dois contos e 600 mil réis. O documento não previa a área de terra para cada família e a divisão ocorreu de forma verbal.
Na comunidade se tornaram conhecidas as balaieiras, as mulheres dos negros que iam até a cidade carregando verduras e frutas na cabeça para a comercialização. Leonete conta que quando faltava algo na produção em suas terras, as famílias compravam na localidade vizinha de Rincão Del Rey para vender à população urbana. Muitos na cidade ainda lembram-se das mulheres pelas ruas, com sua forma de andar para equilibrar o balaio na cabeça, as mãos para baixo, trazendo produtos frescos para a cidade. A tradição se estendeu em Rio Pardo até meados da década de 70.
A ex- diretora do Instituto Ernesto Alves, de Rio Pardo, e uma das fundadoras da Escola de Samba Embaixadores do Ritmo, Luiza Costa Ferreira, já falecida, compôs uma música homenageando as balaieiras da Aldeia. As mulheres negras que carregavam produtos na cabeça também foram várias vezes lembradas nos desfiles de carnaval da cidade.
Por causa das dificuldades de água, em época de estiagem, as mulheres também seguiam a pé com cestas de roupa na cabeça para lavar no Arroio do Couto, a 45 minutos da Aldeia. A água para abastecer as famílias em época de estiagem o grupo buscava numa fonte próxima, também carregando na cabeça. Da mesma forma levavam a lenha que obtiam no mato, amarrando a carga com cipós. Cont....
FONTE: Gazeta do Sul, 10/11/2001. Otto Tesche. Material que se encontra no AHMRP.
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