Acarreta de boi deixou um grande legado na história do transporte de mercadorias na região e no país. Era movida a tração animal, puxada por juntas de bois e, para a sua plena fabricação, necessitava-se de 102 peças de madeira especial. Os materiais geralmente utilizados para a fabricação de uma carreta eram:dois metros e vinte e dois centímetros de ferro e setenta e seis centímetros de madeira. A primeira carreta foi fabricada com madeira vinda de Portugal. Os carpinteiros que construíram também vieram de lá,trazidos pelo Brigadeiro da Silva Pais. O navio atracou no porto de Rio Grande de São Pedro em 12 de fevereiro de 1737. A carreta foi o primeiro veículo de transporte do Exército Brasileiro, passando mais tarde, a ser o veículo nacional. Em 1864, foi descoberta, no Rio Grande do Sul, a primeira jazida de pedras que serviram para a produção de cal. E foi na Várzea do Capivarita que surgiu a principal fonte de extração da matéria-prima, esta que era transportada por carretas até os primeiros fornos na cidade de Rio Pardo. Estas carretas, na volta de Rio Pardo, traziam mercadorias para o comércio interior. Havia um grande número de carreta viajando pelas estradas pantanosas, onde hoje fica situado o município de Pantano Grande. Esta é a história que conta como era feito o transporte de mercadorias das fábricas para o comércio em geral. Feito por carretas puxadas por bois em meados de 1800. O transporte de mercadorias por carretas acabou com a chegada de caminhões a região. Com certeza, as carretas de bois são mais uma história de nossa terra.
FONTE:
Relembrando a história de Nossa Terra Pantano Grande, Olívio Soares, 2010, pg.
90.
Algumas das partes do carro de boi (Dicionário de Caetitenês, de André Koehne; Museu do carro de boi):
·
canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão e que
é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica
ao cabeçalho.
·
canzil: Peças em forma de estacas
trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo
que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;
·
arreia: suportes que atravessam
transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;
·
cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do
carro à canga, que se atrela aos bois;
·
cantadeira: parte do eixo que fica em contato
com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som
característico do carro;
·
cheda: Prancha lateral do leito do carro
de bois, na qual se metem os fueiros;
·
cocão: Cada uma das partes fixadas por
baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um
dos chumaços;
·
fueiro: cada uma das
estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
·
mesa: a superfície onde se coloca a
carga;
·
Recavém, ou requevém, é a parte traseira da
mesa.
·
tambueiro: Tira de couro cru, curtido e
torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;
·
brocha: Tira de couro cru, curtido e
torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do
pescoço do boi.
·
Roda: feita de madeira nobre (Jacarandá),
constituí de três pranchas unidas por travas de madeira(cambota)colocadas
internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e
chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira
com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico.
placa de carreta |
FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_boi
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