terça-feira, 13 de agosto de 2019

CARRETAS FIZERAM HISTÓRIAS RIO PARDO PANTANO GRANDE


Acarreta de boi deixou um grande legado na história do transporte de mercadorias na região e no país. Era movida a tração animal, puxada por juntas de bois e, para a sua plena fabricação, necessitava-se de 102 peças de madeira especial. Os materiais geralmente utilizados para a fabricação de uma carreta eram:dois metros e vinte e dois centímetros de ferro e setenta e seis centímetros de madeira. A primeira carreta foi fabricada com madeira vinda de Portugal. Os carpinteiros que construíram também vieram de lá,trazidos pelo Brigadeiro da Silva Pais. O navio atracou no porto de Rio Grande de São Pedro em 12 de fevereiro de 1737. A carreta foi o primeiro veículo de transporte do Exército Brasileiro, passando mais tarde, a ser o veículo nacional. Em 1864, foi descoberta, no Rio Grande do Sul, a primeira jazida de pedras que serviram para a produção de cal. E foi na Várzea do Capivarita que surgiu a principal fonte de extração da matéria-prima, esta que era transportada por carretas até os primeiros fornos na cidade de Rio Pardo. Estas carretas, na volta de Rio Pardo, traziam mercadorias para o comércio interior. Havia um grande número de carreta viajando pelas estradas pantanosas, onde hoje fica situado o município de Pantano Grande. Esta é a história que conta como era feito o transporte de mercadorias das fábricas para o comércio em geral. Feito por carretas puxadas por bois em meados de 1800. O transporte de mercadorias por carretas acabou com a chegada de caminhões a região. Com certeza, as carretas de bois são mais uma história de nossa terra.

FONTE: Relembrando a história de Nossa Terra Pantano Grande, Olívio Soares, 2010, pg. 90.
Partes do carro de boi
·         canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica ao cabeçalho.
·         canzil: Peças em forma de estacas trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;
·         arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;
·         cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga, que se atrela aos bois;
·         cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som característico do carro;
·         cheda: Prancha lateral do leito do carro de bois, na qual se metem os fueiros;
·         cocão: Cada uma das partes fixadas por baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um dos chumaços;
·         fueiro: cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
·         mesa: a superfície onde se coloca a carga;
·         Recavém, ou requevém, é a parte traseira da mesa.
·         tambueiro: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;
·         brocha: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do pescoço do boi.
·         Roda: feita de madeira nobre (Jacarandá), constituí de três pranchas unidas por travas de madeira(cambota)colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico.
placa de carreta
·         palmatora: partes laterais do cabeçalho na parte anterior da mesa do carro de boi.



FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_boi

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