HISTÓRICO DA BANDA DOS DRAGÕES
Para falar da Banda dos Dragões do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, não podemos deixar de relembrar a História destacando a Fortaleza "Jesus Maria Jose", que invencível, aquartelou o famoso Regimento dos "Dragões", bravos Soldados, tanto no combate a Cavalaria como a Infantaria, a figura intrépida na História do Brasil Colonial. Os Dragões, defendendo a Fortaleza "Jesus Maria Jose",jamais foram vencidos, e o inimigo nunca conseguiu transpor suas defesas, fato que tornou-se orgulho para Rio Pardo, pois os bravos Dragões, conquistaram para a Fortaleza o Título de "Tranqueira Invicta".
Em 1952 a Escola Ernesto Alves formou a sua Banda Marcial, que em 1966 recebeu o nome de "Dragões", em homenagem aos heróis do Passado.
A"Banda dos Dragões" é a única Banda Escolar Brasileira que usa uniforme de grande Valor Histórico, tanto para o Brasil como para Rio Pardo.
A Banda é coordenada pelas professoras Maria Nadir do Nascimento e Roselaine Paim, tendo como instrutor Jáder Meireles.
Em 1997, conquistou o título de Campeã Gaúcha de Bandas.
Em 1998, consagrou-se Campeã Estadual e Vice- Campeã Sul Brasileira.
Em 1999 recebeu o título de Vice- Campeã no 13º Concurso Interestadual de Bandas realizado na cidade de Gaspar em Santa Catarina. Também em 1999 conquistou o bi-campeonato no III Concurso Estadual de Bandas pela AGB.
No ano de 2000 conquistou o 2º lugar no concurso realizado em Porto Alegre e 3º lugar em Carazinho, perdendo, neste último concurso, apenas para as Bandas do Estado do Paraná e de Santa Catarina.
FONTE: Maria Nadir do Nascimento e Roselaine Paim,2001. RAÍZES E PERFÍLHOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário