quarta-feira, 31 de maio de 2017
PRIMEIRO CARICATURISTA DO BRASIL
Manuel Araújo Porto-Alegre foi animador cultural em várias atividades culturais no mundo da pintura, da caricatura, da escrita, do desenho, do poema, da charge, do teatro e da arquitetura.
Aqui no Brasil, o primeiro na arte da caricatura foi um gaúcho nascido em Rio Pardo, em 1806. Manoel Araújo Porto-Alegre é considerado o primeiro caricaturista brasileiro. Em 1831, ele partiu para a Europa e fixou-se em Paris. Lá, conviveu com artistas e testemunhou a eclosão da imprensa ilustrada.
O artista ficou órfão de pai ainda quando criança, foi levado pelo padrasto a Porto Alegre para ter acesso a uma Educação de qualidade. Dedicou-se ao oficio de ourives, mas buscava estudar línguas e matemática. Mudou-se para o Rio e aos 20 anos integrava a Academia Imperial de Belas Artes.Teve como mestre Jean-Batista Debret, Foi encarregado de executar o retrato do imperador D Pedro I. Pioneiro no segmento das charges no Brasil, também ficou conhecido por apresentar uma série de litografias satíricas. Faleceu em 1879,em Lisboa. Seus restos mortais chegaram ao Brasil somente 40 anos depois. Ocupou a 32 cadeira da Academia Brasileira de Letras. Ficou conhecido como o "homem-tudo.
FONTES:Gazeta do Sul, 05 de setembro de 2015. Zero Hora de 15 de março de 2013.
Reportagem do Arquivo Histórico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário