O Arquivo Histórico Municipal de Rio Pardo Biágio Soares Tarantino (AHMRP), foi oficialmente criado pela Lei Municipal nº 162, de 29 de dezembro de 1992. Entretanto, foi na década de 1930 que Biágio Soares Tarantino, passou a fomentar iniciativas destinadas à preservação do patrimônio literário, arquivístico e museológico de Rio Pardo. Biágio,cuidou e organizou as instituições culturais. Criou o Museu Histórico Barão de Santo Ângelo, a Biblioteca Pública, e o Arquivo Histórico Municipal.(AHMRP)
O AHMRP é responsável por um importante acervo documental da Casa da Câmara, de Rio Pardo. Localizado no interior do Estado, seu acervo reúne documentos do seculo XIX até nossos dias, com uma variedade de tipologias documentais que vão dos registros oficiais, mapas, plantas, jornais, periódicos,cartas,registros pessoais... A maior parte da informação contida nesses conjuntos documentais encontram-se disponível, a todos os cidadãos, órgãos governamentais e pesquisadores que busques registros históricos da cidade, da região e porque não do Brasil.
O Acervo do Arquivo Histórico é composto por diversos e distintos conjuntos documentais. Com a finalidade de permitir um conhecimento geral sobre a história e a arquitetura da cidade, assim como auxiliar o público .
Vivo na Inglaterra e gostaria de entrar em contacto com o arquivo. Seria possível me facultarem um endereço de email? Obrigado. eduardodiverio@gmail.com
ResponderExcluir