De Paranhos Antunes nasceu no Estado do Rio Grande do Sul, em 1902, na velha cidade de Rio Pardo, a "Bruges a morta do torão gaúcho", como ele próprio a cognominou. Pertence ao exército nacional, tendo sido declarado aspirante a oficial em 1927 no Rio, onde fez os seus estudo Ultimamente muito se tem dedicado á história, publicando principalmente no "Correio do Povo' de Porto Alegre uma série importante de estudos sobre a grande revolução farroupilha.
Infatigável trabalhador, poeta, literato, jornalista, historiador seus livros publicados até esta data são: "Arrulhos" e "Parque Abandonado", poesia."História de Cachoeira","História de Rio Pardo" e Idéias Heterogêneas e Contraditórias" e "Antonio Vicente da Fontoura".
No livro Episódios e Perfis de 1935,o autor faz relatos importantes sobre a Revolução Farroupilha.... Rio Grande formou-se da necessidade da guerra.....
...Muitas mães amamentaram seus filhos ao som das trombetas de guerra, nas grandes retiradas ou dentro dos baluartes de defeza, dos quais avultam como padrões imorredouros o presídio do Rio Grande e o forte Jesus Maria José de Rio Pardo.
.....Vencedores costumavam dizer arrogantemente ao invasor: Aqui não se Passa!....
FONTES; Episódios e Perfis, De Paranhos Antunes, 1935. Livraria do Globo-POA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário