terça-feira, 3 de julho de 2018

ÉPOCAS DIFÍCEIS MAS VERDADEIRAS

 VOCÊ SABE ONDE ERAM COLOCADOS OS DEJETOS EM RIO PARDO?
 Os dejetos em Rio Pardo eram recolhidos em vasilhas de madeira ou metal, tipo de um tonel, carregados por carroças puxadas por cavalos, chamados de “tigres” e que inalava um mau cheiro. Eram levados inicialmente por escravos, para ser despejados nos rios ou lagoas.  Aqui em Rio Pardo, como em muitas partes do Brasil não havia banheiros, a higiene era precária e os problemas de saúde pública eram muito sérios. Ocorrendo, assim as Epidemias, muitas pessoas morriam por falta de higiene, por falta de banho. Em nossa cidade era usado o o urinol (pinico) para fazer suas necessidades fecais e também retiradas por alguém encarregado para esse trabalho.  Acredito que nos últimos tempos antes das canalizações, dos banheiros, o serviço era feito pela Prefeitura Municipal, pois na Boa Vista, nos anos 1962, no Asseio Público, ficavam guardados os vasilhames do trabalho de limpeza. Por muitos anos usávamos a casinha “uma patente,“ lá no fundo do pátio, para as nossas necessidades. Ainda hoje falta Saneamento Básico em muitas partes  do interior, em áreas rurais  e em muitas cidades do Brasil e porque não do Mundo.
”No inicio do século XIX, os banhos ainda não aconteciam a limpeza corporal eram reduzidas em algumas partes do Corpo. Alguns viajantes quando passam pelo Brasil deixam registro do seu “espanto” que “entre os habitantes eram acostumados a tomar, no máximo, quatro banhos por ano, quando trocava a roupa de cima , enquanto a de baixo nunca era trocada e, quando apodrecia, era jogada fora”. 
Usavam bacias para lavar o rosto e as mãos logo pela manhã, não tinha casa de banho, nem água encanada. Aqui em Rio Pardo somente tivemos água encanada por volta da década de 1950.
 FONTE: LIMA, Tânia Andrade de. Humores e Odores, 1995.
Foto do Asseio Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário