A CASA DE CARIDADE - logo após o termino da Revolução Farroupilha,em 1848 a
Irmandade dos Passos sentiu a necessidade de ajudar aos mais necessitados, pensou então em construir uma Casa de Caridade(hospital), e por falta de verbas, levou 34 anos para ser terminado, prédio imponente do Hospital e somente em 1882, ficou pronto. E na época não conseguiram mobiliar a mesma para ser um Hospital. Ficou sem uso por um tempo.Foi então cedida ao governo Imperial para ali colocar tropas do Exército Brasileiro.
A sugestão de criar Escolas Militares aqui foi de marechal Gastão de Orleans, o Conde d' Eu, após sua vinda ao Sul (Rio Pardo) para presidir manobras militares como comandante da Artilharia(1865)."Ele falou para o governo, não terá de comprar um prédio, pois na cidade de Rio Pardo, tem um desocupado, que poderá ser usado sem grandes gastos"... E assim aconteceu vieram várias Escolas neste mesmo prédio com apenas, pequenas reformas para adequar a cada necessidade do momento.
Em 1885, abrigou a Primeira Escola Militar a “Escola de Tática e de Tiro.” comandada pelo Ten. Cel. Antônio Sena Madureira. Outras vieram sendo uma das que mais, marcou foi a Escola de Preparatória e de Tática de Rio Pardo em 1898/1903. Escola em que estudaram muitos alunos que se destacaram no cenário Nacional Brasileiro como Getúlio Dorneles Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Mascarenhas de Morais e muitos outros.
No final da década de 1920, chegam as primeiras irmãs do Puríssimo Coração de Jesus, para instalar em Rio Pardo, um colégio, com educação voltada aos princípios cristãos. Em 1930, o prédio é comprado para ser colocado o colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que inicialmente foi instalado no prédio dos Panatieri, na rua da Ladeira, mas como o prédio estava muito estragado, as Irmãs compram outro Prédio, o das Antigas Escolas Militares e lá instalam o Colégio Auxiliadora que ficou até 1965. Com o processo de degradação do antigo prédio, as irmãs construíram um novo prédio para a Escola, ao lado do antigo. Reconhecendo a importância histórico-cultural, o avanço da sua deterioração e sem condições de realizar necessária manutenção, a Sociedade Educação e Caridade doa o imóvel para o Governo do Estado.
Em 1976 o prédio é interditado, em 83 é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. Em 1991, os Ex-alunos e amigos do Auxiliadora mobilizam-se para o restauro do Prédio. Muito trabalho tiveram os componentes da UNEAMA, para conseguir recursos e em 2001 o projeto de restauro é aprovado e a Refinaria Alberto Pascoalini - REFAP S/A comunica a aprovação de seu patrocínio Exclusivo ao projeto de restauro de 3.793.166,84.
Finalmente em 08 de dezembro de 2005 o prédio foi Inaugurado com o nome de Centro Regional de Cultura Rio Pardo, com salas espaçosas ara várias atividades: Memorial do Exército, Conservatório de Música, Teatro e Dança, Artesanato, Pintura, Biblioteca, Sala de Cursos, Livraria, Cafeteria...
FONTE: Catálogo do CRCRP, Antigas Escolas Militares de Rio Pardo, 2007.
FONTE: Catálogo do CRCRP, Antigas Escolas Militares de Rio Pardo, 2007.
CASA DE CARIDADE- ESCOLAS MILITARES |
Olá, sou André Hammann de Montenegro, eu gostaria de saber se existe algum acervo que contenha livros ou fichas das internações na Casa de Caridade antes de 1900.
ResponderExcluirAgradeço desde já!