segunda-feira, 11 de maio de 2020

ANALISE DA ARQUITETURA DE PRÉDIOS HISTÓRICOS - HOJE QUASE DESAPARECIDOS




PRÉDIO DA ANTIGA PREFEITURA E SOLAR PANATIERI

 Prefeitura Velha Andrade Neves


Seguindo ao longo da Rua General Andrades Neves, encontram-se dois sobrados do início do século XIX, localizados na esquina com a Rua da Ladeira. Estas casas são hoje guardiões, imóveis e silenciosos, de uma das mais antigas ruas de Rio Pardo e que, em outros tempos, ligava porto à parte alta da cidade. O prédio do situado à esquerda era um estabelecimento comercial conhecido como Hotel Brasil e que sediava também em uma das suas dependências as reuniões do Clube Republicano. No mesmo prédio existia também uma Loja Maçônica conhecida como Loja Philantropia Rio-Pardense. Já no início do século XX, a partir de 1904, o prédio passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Rio Pardo, permanecendo este nome para denominar a edificação. Como no Fórum, embora em menor escala, houve complementações arquitetônicas. A marcação do acesso principal pela Rua General Andrade Neves recebeu um pequeno frontão colocado na platibanda. Também ali se pode ver no seu tímpano o brasão da Republica em alto relevo. E destaca-se ainda a colocação e duas pilastras que reforçam a porta de acesso principal, sobre o qual existem grandes janelas com sacadas e grades de ferro. Mas na lateral da edificação, do lado da Rua da Ladeira, não existe platibanda e o telhado, de quatro águas, projeta-se ainda formando um beirado, como nos antigos casarões portugueses. Da mesma forma percebe-se que foi mantida a unidade entre as esquadrias dos dois pavimentos. São todas de arco abatido apresentando grande riqueza nas ornamentações com janelas em duas folhas e tampos de madeira que abrem para o interior da casa.

Prefeitura Velha ao lado, na Rua da Ladeira

Na outra esquina, à direita está localizado o sobrado da família Panatieri, proprietária do imóvel desde 1930. A residência, construída em final do século XVIII, inicio do século XIX, é típica da arquitetura colonial portuguesa. No primeiro pavimento eram desenvolvidas atividades comerciais, existindo também um espaço destinado à senzala. O acesso principal da Rua General Andrade Neves conduz a uma escadaria que leva ao segundo pavimento, onde estão localizadas as salas e os dormitórios. O sobrado teve poucas alterações. As janelas em arco abatido apresentam grades de ferro no segundo pavimento, tenho sido preservadas quase em sua totalidade. Dos elementos arquitetônicos não originais destaca-se a platibanda colocada posteriormente.
Este sobrado, quando de propriedade do Juiz Abílio Álvaro, recebeu em 1865 a visita de D. Pedro II, que esteve de passagem por Rio Pardo para assistir à rendição das forças de Lopez durante a Guerra do Paraguai.

Antigo Sobrado Andrade Neves
Escada do Sobrado
Reforma do Sobrado

Porão do Sobrado Panatieri na Rua Ladeira

Obs.:“Hoje, em maio de 2020 o nosso prédio histórico está em péssimo estado de conservação sendo colocado a venda pela família. Passando outro dia, pela Rua Andrade Neves observei que foram tirado as placas de vende e que já foi vendido, havendo então uma grande esperança de mais um prédio ser reconstruído em nossa Cidade”.

 FONTE: Rio Pardo, Evolução Urbana e Patrimônio Arquitetônico- Urbanístico, p. 77, 2005.Luiz Carlos Schneider.
 Projeto Memória Viva, 2000. Neuza Quadros, 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário