sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

PINACOTECA ALDO LOCATELLI PRESTA HOMENAGEM AO BARÃO DE SANTO ÂNGELO

Pinacoteca Aldo Locatelli, museu instalado no Paço dos Açorianos, abrirá exposição em alusão aos 140 anos da morte de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX, Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879), o Barão de Santo Ângelo. A mostra O Barão no Paço inaugura nesta quinta (23/1/2020), às 18h30min, com entrada franca.
Reunindo desenhos e pinturas originais de diversas coleções sediadas em Porto Alegre, a exposição retoma a trajetória de um gaúcho que teve atuação fundamental no desenvolvimento das artes plásticas e da literatura no Brasil imperial.
Paulo Gomes, curador da mostra, apresenta a exposição: "Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879), o Barão de Santo Ângelo, nasceu no Rio Grande do Sul e, muito jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira como escritor, político, jornalista, pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador da arte, professor e diplomata. O historiador Max Fleiuss chamou-o de ‘homem tudo’, uma definição precisa para essa personalidade multiforme.  Sua reduzida presença no panorama da cultura sul-rio-grandense no século XIX levou Guilhermino Cesar a escrever que ‘Se houve um gaúcho ausente dos quadros locais [...], esse parece ter sido Manuel de Araújo Porto Alegre’. Hoje a sua presença na terra natal é basicamente post mortem: túmulo, rua, monumento, nome de instituição e um rarefeito número de obras."
A exposição permanece aberta para visitação do público até 13 de março, com entrada franca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário