terça-feira, 15 de outubro de 2019

PAULINHO FRANÇA - EX-ALUNO DO ABRIGO DE MENORES


Um rio-pardense que fez e faz a diferença na comunidade desportiva de Rio Pardo.

Paulo Valdemar França nasceu em Rio Pardo a 14 de março de 1949, no Bairro do Rosário.
Sua mãe era  Edelmira França.
Paulo se casou com Clair Terezinha de Matos França tendo como filhos Paulo Ricardo, Tiago e Mateus.  E como neto Paulo Vinícius.
Sua escolaridade iniciou em 1960, com o Ensino Primário no Instituto Educacional de Menores (Antigo Abrigo de Menores, na Boa Vista).  Em 1963 passou a estudar na E E Dr. Pedro Alexandrino de Borba. Ao terminar o ensino primário prestou Admissão ao Ginásio, com aprovação passou a estudar no Ginásio Padre Broggi.
 No Instituto Educacional de Menores foi interno quando menino pela necessidade de sua mãe criá-lo. Pois tinha ficado só, com filhos após a morte de seu pai, eram muito pobres. No abrigo de Menores, Paulinho contou que ele era um aluno calmo sem problemas de disciplina e que foi aluno de D Leonida Frantz, muito dedicada aos alunos que ali estudavam, muito aprendeu,  para dar VALOR à vida.  Conseguiu vencer muitos obstáculos e dedicou-se principalmente ao Esporte de Rio Pardo mesmo que muitas vezes incompreendido.
 Na sua trajetória de vida e trabalho prestou e presta relevantes trabalhos para a comunidade rio-pardense  desportistas.
 Nestes longos anos de Experiências, desenvolveu inúmeras funções, projetou agremiações deu destaques a atletas, foi presidente do Pampeiro, atleta do Olaria FC, por 15 anos sendo seu treinador, secretário e presidente; foi treinador da União Pastoril e G. E. São Jorge; foi atleta do G.E. Operário; membro do Conselho de Desportos CMD por mais de 12 anos. Foi arbitro de futebol (futsal, futebol praiano, futebol sete, futebol de campo por 25 anos de atividades); Treinador, no campeonato Infantil Sul americano, com a Escolinha de Desportos Craque no Balneário Comburiu SC; Prestou serviço ao Departamento de Esportes Municipal;
Fundou a liga Rio-pardense de futebol Regional e foi presidente; delegado da Federação Gaúcha de Futebol; Cônsul do Sport Club Internacional (2000-2002); Coordenador e presidente da Associação Atlética Amigos; Coordenador do Núcleo de Rio Pardo do Projeto Genoma Clorado, Esporte & Cidadania do Sport Club Internacional; Integrante da diretoria da Escolinha de Desportos Craque, sendo por vários anos seu presidente, projeto de inclusão social; Fez parte da Associação Rio-pardense de categorias de base da Agremiação.
 Fez parte da Administração Pública, na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, ajudou na organização da Festa do Peixe, Encenação da Paixão de Cristo. Organizou praiano, criou competições na areia mirim, infantil, feminino e veteranos.  Foi diretor, presidente, fundador da Sociedade Esportista e Recreativa dos
Embaixadores do Ritmo. Fundou  a Escola Samba Farrapos. Foi sempre um incentivador do esporte em várias modalidades vôlei, bolão, capoeira, atletismo, etc.
 Paulinho França integrou na Imprensa Escrita e Falada do Jornal de Rio Pardo, Gazeta do Sul, Jornal a Folha, Rádio Rio Pardo por mais ou menos 28 anos. Em sua longa trajetória de trabalho recebeu muitas homenagens Cidadão Emérito de Rio Pardo, da Liga Rio-pardense, destaque 2005, em pesquisa como repórter Esportivo pela Rádio Rio Pardo.
Também trabalhou no Engenho de arroz de Milton L. Miguel, Brasília Obras Públicas, cooperativa agrícola.
Em 2002 aposentou-se por tempo de contribuição no INSS. Hoje ainda trabalho com o futebol rio-pardense mesmo depois de aposentado, pois esporte é vida, liberdade e Saúde.
                                          
 FONTE: Biografia do Paulo França, relatos Orais. Texto prof. Neuza Quadros


Nenhum comentário:

Postar um comentário