quarta-feira, 19 de setembro de 2018

ERNESTO ALVES: CONTRA O IMPÉRIO



Um dos principais líderes republicanos do Rio Grande do Sul é o rio-pardense Ernesto Alves de Oliveira. Nascido em 21 de abril de 1862, viveu parte da infância na fazenda de seus pais, Manoel Alves de Oliveira e Rafaela Azambuja de Oliveira, a cinco quilometro do centro da cidade.
Com onze anos o garoto foi estudar em Porto Alegre, inicialmente no Colégio Gomes e depois no Souza Lobo. Ainda jovem demonstrou ser um grande orador, habilidade que o encaminhou para a Faculdade de Direito de São Paulo – junto com outros gaúchos como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Assis Brasil e Pinheiro Machado.
 Em São Paulo, integrou o Centro 20 de Setembro, que reunia a mocidade acadêmica republicana. O grupo era formado, principalmente, por jovens gaúchos que defendiam o fim da monarquia e a abolição dos escravos. Formado advogado com 21 anos, Alves retornou a Porto Alegre, onde se dedicou à advocacia e à causa Republicana.
Em Rio Pardo, Ernesto fundou o Clube Republicano e organizou, em 1889, a Conferência Republicana.
 Ernesto Alves de Oliveira faleceu em Porto Alegre, em 21 de agosto de 1891, no mesmo ano em que o Rio Grande do Sul o elegeu deputado federal constituinte. Morreu sem ter completado  trinta anos, como homem do Direito, do jornalismo e da política.

FONTE: RIO PARDO 200 anos   Cultura, Arte e Memória  2010.
 Doação de documentos da família sobre seu Patrono- Ernesto Alves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário