A FARKO S.A.
DESEJA CONSTRUIR UMA FÁBRICA DE ADUBOS – inversão de 17 milhões de
cruzeiros
Ninguém
mais tem dúvida de que Rio Pardo, dentro de alguns anos, se tornará uma das
potências industriais de maior importância no Rio Grande do Sul. Para isso,
contribui a sua privilegiada posição geográfica e ótima localização, dentro do
sistema do transporte no Estado.
Na tarde
de sexta-feira última, encontramos o nosso velho conhecido, Sr. Arnaldo
Scatrut, que há muitos anos andava no norte do País (Recife). Atualmente S.S. é
gerente comercial da Nacibra S.A. Companhia Nacional de Planificação e
Investimento do Brasil e está organizando a filial da firma no Estado do Rio Grande
do Sul. O senhor Scatrut entrou em
entendimento com o Sr. Prefeito a fim de transmitir a proposta de uma
importante firma nacional que deseja investir no Rio Grande a importância de 17
milhões de cruzeiros, na instalação de uma fábrica de adubos e farinha de osso.
A firma
é a FASKO S.A. que possui uma grande fábrica do mesmo gênero no Estado do
Ceará, além de outra potente fábrica de outros produtos no Rio de Janeiro. A
firma deseja apenas a doação de um terreno e isenção de impostos por 10 anos.
As autoridades locais, pelo menos, deverão tentar trazer para Rio Pardo esta
firma, pois que, juntamente com o futuro Matadouro Frigorífico, dará um grande
incremento na formação do nosso parque industrial.
GOVERNO DO
ESTADO OBTÉM UM EMPRÉSTIMO DE CEM MILHÕES DE CRUZEIROS
Assegurada
a execução do plano rodoviário organizado pelo DAER, inclusive a construção da
Ponte sobre o rio Jacuí
“Porto
Alegre, 8-7 (B.T.) – O General Ernesto Dorneles, dd. Governador do Estado e o
Sr. Norival Paranaguá de Andrade, dd. Diretor-Presidente da Caixa Econômica do
Rio Grande do Sul, num ato solene, assinaram importante documento, pelo qual
aquele conceituado Estabelecimento de Crédito, que é um orgulho dos gaúchos,
concede ao Governo do Estado um empréstimo de cem milhões de cruzeiros para
fazer face às despesas com o Plano Rodoviário organizado pelo DAER e aprovado
pela egrégia Assembléia Legislativa do Estado, por proposta do Governador.
Para Rio
Pardo, esta vultosa transação é de suma importância, pois que, no empréstimo
ora concedido, está incluída a verba necessária para despesas com a Ponte sobre
o rio Jacuí, para cuja construção foi aberta concorrência pública, na qual,
dentro do prazo estabelecido, quatro conceituadas firmas apresentaram seis
propostas.
REFERÊNCIA: Jornal de
Rio Pardo de 12 de julho de 1953, página 1. (Acervo do Arquivo Histórico
Municipal de Rio Pardo)
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