quarta-feira, 3 de junho de 2020

JUIZ DE PAZ EM RIO PARDO - FUNÇÕES EM 1828

2ª PARTE

NOVAS RESPONSABILIDADES

Em 1828 uma nova lei de 1º de outubro, trouxe outras demandas para as Câmaras Municipais. "As Câmaras são corporações meramente administrativas, e não exercerão jurisdição alguma contenciosa." A ampliação  de suas funções também ocorreu devido ao caráter aglutinador do cargo, pois em 1830 foi abolido o juiz Almotacé e logo em seguida, com o Código Processo Criminal de Primeira Instancia de 1832, "rompimento com o sistema colonial", foi extinto o cargo de Juiz de Fora, as Ouvidorias e os Juízes Ordinários.( Além da extinção de algumas autoridades, na segunda estância, foram eliminadas as diferenças entre os desembargadores dos agravos e extravagantes, sendo igualados todos em serviços também foram suprimidos os cargos de governador e de chanceler das Relações, passando os tribunais a serem presididos por um dos desembargadores. Foram abolidos os inquiridores de ambas as instâncias. RODYCZ, op.cit.,p.16).
O Código possuía o objetivo de estruturar a justiça de primeira instância, ficou definido que em cada distrito deveria haver "um juiz de paz, um escrivão, um inspetor de quarteirão e quantos oficiais de justiça fossem necessários". Desta forma,  diferente do Juiz de Direito que era nomeado diretamente do Governo Imperial, "os juízes de paz, promotores e juiz municipal e o de órfãos eram escolhidos pelas administrações locais ou pelo voto, o que junto com a inserção do juri, configurou-se o Código um forte caráter descentralizador".

Nessa estrutura burocrática, apenas os Juízes de Direito recebiam ordenamento, os demais cargos não eram remunerados. Sendo assim, as perguntas podem ser levantadas: se eram as condições para ser magistrado, por que o cargo ainda continuava atrativo?
Alguns Juízes de Paz em Rio Pardo...
Por que permaneciam no cargo?
 Aluz dessas questões, essa investigação tem como temática central delinear quem foram os indivíduos eleitos para o cargo de Juiz de Paz na sede de Rio Pardo, na Província de São Pedro, entre 1828 a 1850.
... As transformações nas estruturas socioeconômicas e políticas que ocorreram na década de 1970 acabaram refletindo na produção da historiográfica. Antes, a História Social era identificada com uma diversidade de atividades humanas, movimentos sociais e classes pobres ou inferiores e associada à análise econômica. ...percebia-se a predominância do econômico sobre o social e o que interessava a esses historiadores era a evolução da economia e, por seguinte, esclarecer a estrutura e mudanças da sociedade.

FONTE:  A Magistratura Leiga e Eletiva: Os Juízes de Paz em Rio Pardo(1828- 1850) p.13/15, 2018. Michele O. Casali. AHMRP

Nenhum comentário:

Postar um comentário