quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

HISTÓRIA DO CARNAVAL EM RIO PARDO

Um pouco da História do Carnaval em Rio Pardo

Em nossa Cidade existiam duas sociedades culturais rivais, A Sempre Viva e Açucena. Sem nenhum vínculo carnavalesco, mas através destas, que surgiram os primeiros cordões, por volta de 1920.
Sendo extinta as sociedades, integrantes da Açucena formam o Cordão intitulado "Tem Gente Ahi", enquanto a sociedade Sempre Viva, formou o Cordão "Olha o Grupo". Mesmo tendo uma função diferente das sociedades anteriores, seus Cordões herdaram a rivalidade das duas antigas sociedades.
No inicio, os dois cordões pertenciam ao Clube Literário, mas pela rivalidade, logo o"Tem Gente Ahi" desvinculou-se do Clube.
Nos primeiros tempos de folia, não existia carnaval de rua. A única manifestação que havia na rua era o desfile dos cordões, que depois dirigiam-se aos Clubes. 
O nome "Olha o Grupo" se deu, devido a um personagem rio-pardense que andava pela cidade gritando "Olha o Grupo", e alguns rapazes começaram a imitá-lo. Formavam um grupo muito animado e durante os bailes,não só de carnaval, gritavam "Olha o Grupo", sendo tirado daí então o nome do cordão quando foi criado.

FONTE: Projeto de pesquisa SMEC, 1992, Silvia W. Barros.

Cordão que saiu do Clube Literário,  criou uma nova sede a Rua Andrade Neves esquina General Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário