quinta-feira, 29 de junho de 2017

DADOS BIOGRAFICOS DE UMA RIO-PARDENSE

     Florina de Castro Lisbôa nasceu em Rio Pardo em 30 de outubro de 1913. Seus primeiros estudos foram na Escola Estadual Amaral Lisbôa,continuando no então Colégio Elementar Ernesto Alves, tendo como Diretoras e professoras as estimadas mestras Carlinda de Amorim Barroso e Celina Aveline Mena Barreto Torres.
    O curso primário  foi concluído no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. O ginasial foi no Curso Ginasial  Ruy Barbosa,prestando exames no Colégio Júlio de Castilhos, ambos em Porto Alegre. Fez o curso de normalista na Escola Normal Ernesto Alves,onde se formou em 1957.
    Sua vida de professora foi muito atribulada. Lecionou em diversas escolas do município e foi diretora municipal da educação durante sete anos. Em 1946 criou a aula noturna para adultos na Aldeia São Nicolau. Em  sua gestão como diretora de instrução foram criados os Grupos Escolares Dr. Pedro Borba, Rio Pardo e Taquari Mirim; todos como aulas municipais, que mais tarde passariam para o Estado como Escolas.
     Sua vocação poética manifestou-se desde o período escolar,quando já redigia acrósticos com o nome das  colegas. Manteve, ao longo de todos esses anos, extensa colaboração em jornais e revistas de todo o estado.Colaborou no Minuano(jornal de Passo Fundo), no Diário Serrano de Cruz Alta. Colaborou para a fundação de um Jornal em nossa cidade no ano de 1950, vendendo poesias suas impressas num folheto. Tem sido colaboradora de todos os jornais que têm circulado em Rio Pardo.

   FONTE: Livro Pétalas Dispersas, Poesias. Gráfica Ouro Branco, 1980
                 Arquivo Histórico Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário