quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

                                                     CASA DE ERNESTO ALVES
Bem cultural de interesse público, que passou a integrar o PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL do Município, inscrito no livro tombo conforme lei nº 1029 de 25/05/2000, do Plano Diretor do Município e arrolada no inventário do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.
Imóvel Rural, residencial, unifamiliar, edificação do tipo casa térrea com características tipológicas estruturais do período colonial português, com paredes auto portantes, esta construção é anterior ao século XVIII. De sua planta original, a residência teve um acréscimo de três dormitórios, sala e banho, e a área de serviço composta por varanda e cozinha, com área construída de 317,73 m².

Sua construção em alicerce de pedras irregulares, paredes de tijolos, e paredes de pedras, com argamassa, barro e cal, aberturas da época, janelas envidraçadas com folhas de seguranças, com verga, ombreira e peitoril em madeira, portas de madeiras tipo duas folhas com verga reta e ombreira em madeira. Apresenta em seu conjunto algumas alterações resultantes de intervenções sofridas em épocas anteriores, revestimentos com mudanças de pisos e forros, na varanda a colocação de piso de cerâmica, existem dois sanitários sendo que um foi conservado o estilo colonial com a colocação de pedra basalto polida no piso, azulejo simples, forro em madeira tipo macho fêmea com pintura fosca, portas e janelas conservadas, colocação de instalações hidráulicas e elétricas. A cobertura da edificação em duas águas, constitui-se em recobrimento de telhas portuguesas antigas do tipo cana canal, assentadas sobre tesoura de madeira, caibros em madeira roliça e ripas em madeira (substituídas no final da década de 80, do século XX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário