Pesquisando no Arquivo Histórico Municipal encontrei muitos documentos importantes, entre os quais um Edital de nomeação de um ajudante para o correio na Vila de Rio Pardo, na metade do século XIX.
Rio Pardo teve sua origem no Tratado de Madri (1750). Foi uma das quatro primeiras Vilas da Província de São Pedro.(1809). Em 1811 foi instalada a Câmara Municipal e em 1846 a Vila foi elevada a categoria de Cidade.
"Dom Pedro por graça de Deus e Unanime Aclamação dos Povos Imperador
Constitucional e Defensor Perpétuo do Império do Brasil: Faço saber aos que a presente virem, que sendo necessário nomear-se uma pessoa que sirva o lugar de ajudante do correio da Vila de Rio Pardo que se acha vago pela demissão que pediu João Pereira Monteiro que o exerçia, e atendendo a ? pedir Venancio Jose Chaves lhe manda-se passar Provisão para servir gratuitamente em quanto eu o houver por bem, e não mandar o contrário: Pelo que mando ao Administrador do dito Correio e deixe servir dando-lhe posse e juramento de que se lavrará termo nas atas desta, registrando-se a Secretaria da Junta da Fazenda Pública e mais partes que tocar. O Imperador Constitucional o mandou por Joze Egidio Gordilho de Barbuda Presidente da Província, e da Junta da Fazenda Pública. Antonio Joze Pedroso a fez em 7 de abril de 1826. Porto Alegre, 6 de abril de 1826".
FONTE: Coluna do Arquivo Histórico- Recordando o Passado- JRP- 2002
LRGC- nº 308, pg. 09, ano:1826
LRGC- nº 308, pg. 09, ano:1826
Nenhum comentário:
Postar um comentário