sexta-feira, 19 de agosto de 2016

RIO PARDO E O JOVEM GETÚLIO

RIO PARDO E O JOVEM GETÚLIO
Um período pouco conhecido da biografia de Getúlio Vargas envolve a cidade de Rio Pardo. Foi ali, na Escola Militar, que ele se matriculou aos 18 anos, em 1900, e permaneceu até 1902,quando se mudou para Capital, onde no início do ano seguinte começaria seu curso na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre. A importância da Escola Militar, também chamada Escola Tática de Rio Pardo, pode ser avaliada pela nominata de alguns de seus alunos. Eram colegas de Getúlio Vargas, por exemplo, Eurico Gaspar Dutra, Ildefonso Soares Pinto e Manoel Daltro Filho. Mascarenhas de Moraes, que viria a ser marechal e que comandaria a Força Expedicionária Brasileira na II Guerra, também foi aluno da instituição. O registro acadêmico mostra que Getúlio destacava-se em matérias como português, francês, geografia e álgebra, mas não era tão bom em inglês e desenho linear.
O prédio da antiga Escola Militar foi tombado Patrimônio Histórico do Estado em 1983 e se transformou, a partir de 2000, no Centro Regional de Cultura, abrangendo todo o Vale de Rio Pardo.

FONTE: Getúlio Vargas, Discursos, editado pela Assembléia Legislativa do RS e colaboração de Isidoro B. Guggiana, da Assessoria de Comunicação do Memorial do RS

Jornal Zero Hora 23/10/04   AHMRP

Nenhum comentário:

Postar um comentário