quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PRIMEIRA VEREADORA NEGRA EM PORTO ALEGRE É RIO-PARDENSE

Teresa Franco - Natural de Rio Pardo/RS, nasceu em 14 de março de 1938. Falecida em 20 de junho de 2001. Filha de Antonieta da Rosa Franco. A entrada na política deveu-se ao trabalho realizado por ela como recepcionista num programa de rádio conduzido pelo radialista Sérgio Zambiazi, ex-deputado estadual e ex-senador do RS pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, voltado à assistência social da população.Foi eleita com 6.423 votos para a XIIª Legislatura, compreendida no período de 1997 a 2000, pelo PTB. Durante essa Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos em 1997, 1998 e 2000. Em novembro de 2001, foi denominado, pela Resolução nº 1.583, Espaço Vereadora Teresa Franco o T Cultural da Câmara Municipal de Porto Alegre. A placa denominativa conta com os seguintes dizeres: Homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre à “Nega Diaba”*, Primeira Mulher da Raça Negra a Exercer a Vereança na Capital Gaúcha. *A origem desse apelido remonta a um episódio em que Teresa Franco teria defendido uma de suas amigas em um bar, cujo dono comentou: essa nega é o próprio diabo. FONTE:https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/galeria-dos-vereadores-negros/teresa-franco, pesquisa do AHMRP

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ESCRAVA CENTENÁRIA VISITOU RIO PARDO

 “Festejos do Bi-Centenário dos Dragões”

Escrava senta na cadeira da 1ª Camara de Rio Pardo

Homenagem a Escrava no dia 13 de maio de 1954, dia da Abolição da Escravatura e “Festejos do Bi-Centenário dos Dragões”.

 Tia Inácia, a ex-escrava, rio-pardense de nascimento, que o Comissariado dos Festejos do Bi-centenário dos Dragões trouxe a Rio Pardo para apresentá-la aos alunos dos estabelecimentos de Ensino, do Município, algo inédito nas comemorações do dia 13 de maio. Foi recepcionada, no MUSEU MUNICIPAL, uma autêntica ex-escrava a Tia Inácia Garcia de Souza, fator principal para a comemoração da Abolição da Escravatura.

A população aplaudiu com carinho, a ex- escrava, parabenizando o Grupo encarregado da Homenagem.  Tia Inácia manifestava gratidão pelo convite e o convívio nas escolas com alunos e comunidade.

Foi recepcionada pelo “Repórter U 35” as 18h15min no programa radiofônico.  Saudaram a tia Inácia o Sr. Prefeito Faustino de Oliveira e o Sr. Juiz o Dr. Modesto Belmonte de Abreu. Foi entrevistada pelo Sr. Jorge Comasseto diretor do Repórter U35 e pelo Sr. Antônio Reina gerente da emissora ZYU 35. Após a entrevista foi hospedada no Asilo São Vicente de Paulo.


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

JUNTA DE EMANCIPAÇÃO DE ESCRAVOS EM RIO PARDO

 No Arquivo Histórico Biágio Soares Tarantino
(AHMRP) temos vários documentos sobre a Ecravidão em Rio Pardo.

No ano de 1873 cria-se a Junta de Emancipação de Escravos, no Município de Rio Pardo, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Foram realizadas reuniões para tratar do assunto e fazer a classificação conforme a situação dos Escravos. Alguns já possuiam a quantia para pagar e serem libertos. Ex.: 400 mil reis, 200 mil reis...

Parte do documento original - AHMRP