segunda-feira, 27 de novembro de 2023

RUA ANDRADE NEVES RIO PARDO RS

 

Rua principal de acesso ao centro da Cidade. Nela temos concentração de casas antigas históricas, inclusive a casa do Gel. Andrade Neves, “o Barão do Triunfo”, Centro Regional de Cultura, Igreja dos Passos, Sobrados, grande parte de Lojas Comerciais, Supermercados, Farmácias, Delegacia, Laboratórios, Bancos,  Hotel, Caixa Federal e Restaurantes.

O primeiro nome desta Rua foi de Santo Ângelo, conforme a planta do engenheiro João Martinho Buff, 1829.

Depois a via pública passou a chamar-se de Barão do Triunfo. E a 1º de julho de 1878 passou a denominar-se de General Rua Andrade Neves, esta nova alteração do nome foi por indicação do Vereador Vicente Ferreira de Macedo, conforme a ata 12ª sessão ordinária.

JOSÉ JOAQUIM DE ANDRADE NEVES, o Barão do Triunfo, nasceu em 1807, em Rio Pardo. Entrou para a carreira das Armas em 1826; fez campanha contra o Paraguai; foi inimigo da Revolução, combatendo os Farroupilhas, atuação no qual rendeu-lhe o título de Capitão. Em 1840, recebeu os galões de Major Honorário do Exército Imperial, posto que foi elevado a Tenente- Coronel no ano seguinte. Em 1847, foi nomeado  Coronel da Guarda das Rosas, em 1851, organizou um corpo de voluntários, comandando a 7ª Brigada, sendo nomeado Brigadeiro Honorário do Exercito Brasileiro. Em 1867 recebeu o título de Barão do Triunfo. Quando era provedor da Irmandade, envolveu-se no episódio que deu origem a lenda do monge. Faleceu em 1869, no Paraguai, durante a batalha de Lomas Valentinas, após ser atingido com um tiro no pé, o que lhe rendeu uma gangrena e a morte.

 Fonte:  Jornal de Rio Pardo 23 e 24 de agosto de 2003. Guia Histórico de Rio Pardo, Dante de Laytano, pg. 52, 1979.  LACM Nº 13/378, pg. 282 do ano de 1872/1880

Rua Andrade Neves  nos dias de hoje  - 2023

Rua Andrade Neves -1898



 

 

 

 

terça-feira, 21 de novembro de 2023

PEDRO CASTELLO SACARELLO

 


Pedro Castello Sacarello rio-pardense, nascido a 21 de fevereiro de 1857, sempre viveu em sua terra natal. Foi uma das figuras mais destacada da oposição em Rio Pardo. Lutou pelas coisas de sua Cidade, em especial pela construção do edifício do Colégio Elementar “Ernesto Alves”, pela Hidráulica de água potável para sua terra. Homem de ação muito grande como agrimensor, formado na Itália. Trabalhou juntamente com Carlos Trein Filho para traçar as ruas de Santa Cruz do Sul. Comerciante próspero desempenhou importante papel na vida econômica de sua Cidade. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, na qualidade de Sócio correspondente, escrevendo na sua Revista artigos  de interesse coletivo. Foi colaborador ativo em diversos jornais da época, tanto de Rio Pardo “A Ação”, como da capital do Estado. Exerceu atividades partidárias, ocupando cargo de destaque e participando da vida eleitoral com enorme entusiasmo. Foi casado com a Sra Julieta Ribas Sacarello, tendo dez filhos. Morreu com idade avançada.

 

Fonte: Jornal de Rio Pardo, 04 e 05 de outubro de 2003. Rio Pardo, cidade – Monumento Duminiense Paranhos de Antunes pg. 128, 1946).

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ORGANIZAÇÃO PARA RECEBER SUA MAGESTADE O IMPERADOR EM RIO PARDO

 

Ofício do Tenente Coronel Comandante da Guarnição desta Vila José Joaquim de Andrade Neves de quatro do corrente declarando que S. Exa. o Sr. Conde de Caxias Presidente e General do Exército ordena que por parte deste comando se previna a V. S. que tendo S. M. Imperador decorrer a Fronteira depois de sua chegada a esta Província, e sendo seu trajeto por esta Vila, cumpria que Vs. Ss. sem perda de tempo providenciarem em mandar compor as ruas e caminhos públicos desta Villa, com especialidade o que vai ter ao Porto do Jacuí, bem como que fizessem publicar por edital para que sejam caiadas com a mesma brevidade as frentes de todas as propriedades o que tem a honra de assim fazer constar a V. S. a determinação da S. Exa. para que se sirvam dar-lhe a mais restrita e pontual execução; o que sendo posto a consideração da Câmara, resolveu se levantasse a sessão, devendo esta Corporação diriguir-se ao paço de Jacuí examinar o estado do Caminho indicado, e mais lugares que necessitem compostura para o livre transito. Voltando a corporação a casa e tomando assento resolverão declarar em resultado do exame a que procederão, que se acha a rua que vai ter ao porto do embarque um total ruína devendo de pronto ser composta assim como varias ruas; se que em primeiro lugar se mandasse continuar com a obra da requerida rua, pela quantia existente para a mesma,nomeando-se pessoa que dela se encarregasse e Administre; e passando-se a nomeação de pessoa foi eleito João Martinho Buff, que assistindo se lhe daria a gratificação de quatro mil reis por dia de trabalho, ficando a seu cargo agenciar pedreiros, serventes , e mais materiais, que forem necessários ; apresentando semanalmente a feria legalizada por documento ao Procurador da Câmara para satisfazer.

 Fonte: Transcrição do LACM  N º 07/ 321 1842/47 pg. 129 e 129 v. 06/10/1845