terça-feira, 19 de novembro de 2019

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE RIO PARDO - ARRUMADOS


Lateral Solar
Alguns Prédios Históricos estão sendo arrumados para serem reutilizados por pessoas que compraram ou que encaminharam documentação para obter a cessão do prédio para ser consertado no que necessário e reutilizado, com fins culturais. O objetivo é que o próprio prédio seja autossustentável.

FONTE: Neuza Quadros, 2019.

 Solar Almirante





 
Antigo Fórum no Centro da Cidade Rio Pardo - Já está sendo reconstruído, conservando como era o Original.






Sobrado dos Quadros vai ser arrumado
Parte do Sobrado

Prédio foi comprado para ser reutilizado



quinta-feira, 14 de novembro de 2019

MULHERES SE UNEM PARA SALVAR PRÉDIO DO SEC. XVIII


PAIXÃO PELA HISTÓRIA DE RIO PARDO E
UNIÃO DE MÃOS GARANTEM A PRESERVAÇÃO DE UM PRÉDIO HISTÓRICO


A Advogada Patrícia Fontoura após ter visto um vídeo sobre o mau estado em que se encontra o Prédio do Almirante e conversando com um grupo de amigos,  no inicio deste ano de 2019, surgiu a ideia de criar  uma Associação  para  trabalhar e buscar soluções para o restauro do mesmo. Primeiramente pensaram em criar de fato a Associação, elaborando o Estatuto.Foi então o que fizeram.
"A preocupação principal da entidade é tomar iniciativas que produzam riquezas, cultura e vida social para Rio Pardo", destaca Patrícia.
O grupo procurou pessoas com conhecimento na área para traçar o trabalho de restauro. Contato com a Prefeitura Municipal, Instituto do Patrimônio e Artístico do Estado, Ministério Público Federal, para o encaminhamento de todo a documentação para obter a cessão do Solar.
A ideia é chamar a comunidade para colaborar, fazer vaquinhas, eventos e outros projetos para arrecadar recursos." O Objetivo da Aasa é restaurar o prédio em etapas, contando com apoio da iniciativa público privada, tornando-se autossustentável com atividades culturais e artísticas". As intervenções mais urgentes são  no telhado e paredes externas. A ideia é transformar o local em um centro cultural, onde "a comunidade se sinta dona do espaço".
Foi mais ou menos um ano para elaborar o projeto  e realizar os contatos e hoje, 14 de novembro de 2019, o grupo recebe das mãos do Prefeito Rafael Barros as chaves do Prédio que abrigou por muitos anos o Museu Municipal.  A Associação de Amigos do Solar do Almirante (Aasa)  foi fundada em 17 de janeiro deste ano.

FONTE: Texto com base na reportagem da Gazeta do Sul, 13/11/19. Neuza Quadros

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ENCHENTE EM RIO PARDO 2019

Rio Jacuí com bares desaparecidos pela agua 
Enchente rio Jacui
Ponte Rio Pardo
Ponte nova Rio Pardo
Porto das Mesas no rio Jacuí
Rio Jacuí na enchente de novembro de 2019
Fotos Neuza Quadros

PRAÇA DR. PEDRO BORBA


Esta Praça localiza-se na frente da Igreja São Francisco de Rio Pardo RS.
Aqui quero mostrar como era a Praça antes de construir a caixa d'agua e depois de sua construção.
 
Prof. Neuza Quadros, 2019.

Como era a Praça Antiga

A Praça hoje

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA

Palestra no CRC - Ney Ortiz

No dia 07 de novembro de 2019, no Centro Regional de Cultura aconteceu um evento dentro da Programação do Projeto Ponto de Cultura Rio Pardo, sobre a Importância da Arte na Educação Afro-Brasileira.
 Neste mês é dedicado a questões da importância do negro e a sua contribuição na formação da Comunidade Brasileira.
Realizou-se palestras culturais educativas com o artista plástico, teatrólogo, músico e pesquisador da cultura afro-brasileira o Sr. Ney Ortiz.
Ney Ortiz é diretor artístico da Empresa Raízes D'Africa Mundi, em Porto Alegre RS.

FONTE:  Texto e Foto Neuza Quadros, 2019.
Professores e alunos

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

IMAGENS DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO - 1812




A Igreja São Francisco foi inaugurada em 1812,possui importante acervo de imagens da Via Sacra em tamanho natural, com detalhes anatômicos e com expressividade fisionômica. Ao lado,  na própria Igreja temos o Museu de Arte Sacra inaugurado em 1975. Nos fundos da Igreja havia um cemitério da Irmandade da Ordem Terceira de São Francisco.

FONTE: Catálogo Secretaria Turismo, foto Neuza Quadros, 2019.

Imagens dentro da Igreja
Parte da Igreja S. Francisco

Túmulo
Foto dentro da Igreja




AÇOUGUE ENCARNADO COM AZULEJOS ANTIGOS

Flora


O açougue encarnado é um dos prédios antigos de Rio Pardo cobertos de azulejos decorados. Ele era conhecido como açougue encarnado,  onde muitas vezes comprei carne ali, na época da minha infância. Nos anos 60(1960), vivi nesta redondeza, muito brinquei na praça chamada São Francisco e ia sempre no açougue. Foi ocupado também como comércio bebidas...
 Alguns anos ficou fechado, sem atividades no prédio, atualmente esta  sendo arrumado pelo proprietário, pois o prédio estava ficando estragado e os azulejos correndo o risco de ruir.
Hoje esta sendo usado como uma loja de materiais de religiões Afro. (Flora de artigos religiosos). Localiza-se no calçadão à Rua Almirante Alexandrino. Conforme um catálogo do Inventário do Patrimônio Cultural  RS data de 1896. Este Catálogo encontra-se no AHMRP.
Frente do Açougue
FONTE: Neuza Quadros,2019

ESCOLA DE SAMBA REALEZA DA VILA - 30 ANOS


História da Escola de Samba

 A História da Escola de Samba Realeza da Vila surge no Bairro Rosário. Uns grupos de amigos, que já desfilavam no Carnaval de Rio Pardo, sentiram-se preocupados, pois a sua Antiga Escola de Samba o Black Boys (1987) se desfez, terminou e estes amigos não queriam que morresse o grupo de amigos e os carnavais do qual participavam e que na Vila realizava incríveis bailes de Carnaval. Foi então que foram incentivados a criar uma nova escola de samba. “O Presidente, o Sr. Osório Silva não tinha mais condições de comandar a escola de Samba Black Boys, conta Zélia”. Então o Sr. Osório usa estas palavras: ”o que vou fazer por vocês é dar tudo, os instrumentos, que o Black Boys tem pra vocês continuar”. Fez um pedido que o nome  Black Boys, quero que vá comigo.
O grupo de quatro amigos, Zélia, João, Amaro e Beto começa a pensar um novo nome para a instituição. Reuniram-se para fazer uma votação, houve um sorteio entre diferentes ideias e escolher o nome mais votado. De cara o nome mais votado foi Realeza da Vila. E então, a escola foi fundada em 20 de dezembro de 1989. Mantém-se ativa até hoje com muita luta e desafios. Nove títulos campeões do Carnaval de Rio Pardo. A estimativa é de 300 pessoas a desfilar a cada ano. Ao relembrar do passado da Escola, Zélia comenta que sempre esteve aliada aos assuntos que promovem reflexão. O nosso legado não é apenas um troféu, mas sim a admiração das pessoas  e a sua interpretações dos temas apresentados na Avenida Gogóia. O objetivo é plantar uma semente para o futuro, deixando um legado sobre a comunidade de Rio Pardo. Uma das lembranças mais fortes fala, de com superou a morte de seu pai em uma homenagem, traduziu o luto em um samba- enredo da Escola em 2002. Até hoje lembra alguns verso do samba: “Olha o churrasco, traz o chimarrão. Um amigo vaidoso, tricolor de coração. Vem pra curtir, vem ora jogar. Eu sou da Vila e ninguém vai me derrubar.” 

 FONTE:  Texto Neuza Quadros, conforme Jornal de Rio Pardo,2019.

PORTA ESTANDARTE E MESTRE SALA
BATERIA DA ESCOLA